• 55.21.3636-2040
  • 55.21.96457-1126
  • 55.21.97020-3141
Casa de Recuperação Jardim de Deus

Metodologia do Tratamento

Visamos o acolhimento, a ressocialização e a humanização na interação com nossos assistidos, como fator primordial a metodologia de tratamento.

Utilizamos o método Minessota que é o método mais atual e eficiente do momento, pois nos permite reunir vivência, experiência, ciência e espiritualidade em um só tratamento. O tratamento é dividido em duas fases, com duração total de nove meses. Entendemos que a família é o centro da vida humana, por isso oferecemos tratamento familiar em todo o processo de acompanhamento de seu ente-querido.

Equipe Multidisciplinar - Conselheiro em dependência química, Psicóloga (o), Terapeuta em dependência química, Terapeuta familiar, Monitores, Coordenadores e Psiquiatra externo.

- Primeira fase: Realizamos a internação para um trabalho direcionado de desintoxicação, conscientização, aprendizado sobre a doença e a aplicação de um novo estilo de vida, o que chamamos de programação. As qualidades recém aprendidas pelo assistido nesta etapa darão plenas condições de uma ressocialização saudável com a sua família. Com duração de seis meses.

Dinâmica da primeira fase: Atendimento Psicológico, atendimento Psiquiátrico externo, vivência dos doze passos, laborterapia, reunião de sentimento e individual, reunião antitabagismo, reuniões de espiritualidade sem denegrir/respeitando a religião de cada um, dinâmica de grupo, palestras (Plano de prevenção a recaída, gerenciamento de sentimentos e impulsos, armadilhas do "se", conceito e aspectos da dependência química, etc.), reuniões familiares, esporte e lazer. Nessa fase a família é acompanhada através de reuniões de grupo, palestras e reuniões individuais.

Saída terapêutica: Com o objetivo de reintegração familiar, a partir de 60 dias de internação é concedido ao assistido, com a avaliação da equipe Multidisciplinar, a primeira saída terapêutica. Saindo com o seu responsável no domingo, a partir dás 10h e retornando com seu responsável na terça-feira até ás 17h, após a saída é concedida quinzenalmente, mediante a avaliação da equipe Multidisciplinar.

- Segunda fase: Realizamos um trabalho de terapia domiciliar, realizada por um Terapeuta integrante da equipe, chamado de Moradia Assistida, onde realizamos 6 terapias durante três meses, de forma quinzenal, uma na residência do assistido e a outra em nossa sala de reunião, alternadamente. A segunda fase do tratamento oferecido pela Instituição ao assistido e ao familiar é um benefício da conclusão da primeira fase.

Nessa fase, indicamos o familiar a conduzir o assistido a um acompanhamento ambulatorial em uma instituição de sua confiança. Possibilitando o assistido a participar de no mínimo uma reunião semanal em grupo acompanhado por um conselheiro em Dependência química e/ou Psicólogo.

Como podem perceber perseguimos o objetivo de ressocializar os nossos assistidos, do início ao fim do trabalho.

Carlos Alberto, Terapeuta Responsável-Presidente

Estrada de Cabuçu nº07 Bairro Cabuçu, Itaboraí - RJ / Telefones: 55.21 3636-2040 / 96457-1126 / 97020-3141

©2013 Casa de Recuperação Jardim de Deus - Produzido por FBS Webhouse